(Foto: Alex Pimentel)
Um incêndio está destruindo desde a tarde do sábado uma área de mata nativanas proximidades da área urbana de Quixadá, no Sertão Central. O fogo já consumiu mais de 50 hectares conforme relatos de moradores do entorno do local, conhecido como Serrote da Aroeira, na localidade de Alto da Balança.
Com a utilização de um drone foi possível ver a devastação do fogo no topo do serrote localizado ao lado da BR-122.
No início da noite, a fumaça e as chamas à margem direita da BR-122, no sentido Quixeramobim – Quixadá, causavam risco para quem seguia viagem do sertão para o litoral. Em alguns momentos o fogo atingiu mais de três metros de altura. Assustados, alguns motoristas se afastavam para a faixa da contramão.
O fogo consumiu toda a vegetação do serrote. Houve risco de atingir a rede de energia elétrica de alta tensão da comunidade de Juatama.
O empresário Paulo Holanda, proprietário do Restaurante Fazenda Pé de Serra, situado do outro lado da rodovia federal, informou que o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado. Uma equipe chegou a combater o fogo, mas as chamas se alastraram rapidamente com o auxílio do vento, impossibilitando a eliminação do foco.
O coordenador estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama no Ceará, Kurtis Bastos, tomou conhecimento do incêndio através do repórter do Sistema Verdes Mares. “Estamos providenciando imediatamente uma equipe para fazer o reconhecimento do local e realizarmos a logística de controle do fogo. Precisamos evitar que atinja mais áreas“.
A reportagem também tentou manter contato com o Corpo de Bombeiros. Entretanto, até a publicação desta edição apenas o número de emergência da corporação, o 193, estava atendendo ligações, para acionamento de ocorrências.
Ontem (24), o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre o aumento de incêndios florestais no Interior cearense. Com o prolongamento do período da seca o quadro vai se agravar em todo o Estado.
fonte: Diário Sertão Central. Participe pelo whats app (85) 9 8755 0154