Política
Publicada em 07/07/19 às 12:19h - 227 visualizações
Os holofotes da previdência no Senado

Rádio Fm Opção

 (Foto: Rádio Fm Opção)

Da Coluna Guálter George, no O POVO deste domingo (7):

Enquanto a confusão corre solta na Câmara, onde a proposta de reforma da Previdência avança aos trancos e barrancos, o clima no Senado é de expectativa. Muita expectativa. Ninguém consegue prever com algum nível de certeza o que chegará à Casa, como texto, diante de uma desarticulação governista somente salva pela eficiente ação e o interesse na matéria do deputado Rodrigo Maia (DEM), aquele mesmo homenageado com bonecos gigantes, ofensas e outras formas modernas que as ruas encontraram de demonstrar sua insatisfação, em especial a turma que tem saído de camisa amarela aos domingos para defender o novo momento do Brasil. Um aliado político, portanto, incompreensivelmente tratado como inimigo.

Certo mesmo é que quando chegar ao Senado a proposta de mudanças na Previdência dará papel de protagonismo a um parlamentar cearense: o senador Tasso Jereissati, do PSDB, já escolhido relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Do seu gabinete, o tucano tem acompanhado atento o que acontece na vizinha Câmara, procurando não se assustar e buscando meios de se fazer minimamente preparado para o que lhe chegará às mãos. É comum que faça reuniões de acompanhamento com um grupo de técnicos já destacado para assessorá-lo, como aconteceu pelo menos uma vez ao longo da semana passada, quando sua agenda também marcou um encontro com o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) e alguns senadores para discutir, especificamente, o tema.


Tasso tem falado pouco sobre o assunto. Na verdade, não tem falado, sob alegativa de que somente fará sentido que emita qualquer opinião depois de definido o texto que a Câmara encaminhará ao Senado, ainda enquanto falta ser superado lá o decisivo momento no plenário. A expectativa é de que alguma coisa mude ainda, apesar de o Planalto ter feito circular a informação de que a base está orientada, agora, a não mexer mais no texto. Convenhamos, se tem uma instância que tem sido ignorada com grande força pelos parlamentares neste processo é a articulação política governista.

Voltando ao senador cearense, interlocutores que com ele trataram do assunto ouviram, em suas raras e sutis manifestações, apoio à inclusão de estados e municípios na proposta. A questão pode ser ainda decidida pelos deputados, na fase do plenário, mas, na hipótese de não sê-lo, é muito provável que o texto de Tasso faça a mudança em atendimento ao apelo insistente nos últimos dias de governadores, no público e nos particulares, dentre eles seu conterrâneo petista Camilo Santana, que na Câmara, até agora, não conseguiu sensibilizar o suficiente.

Certo, afinal, apenas que quando os holofotes se voltarem para o senador Tasso Jereissati, a partir de agosto, encontrarão um novo relator disposto a dar celeridade à análise da matéria, viabilizar sua votação sem maiores entraves e pronto a facilitar que seja aprovado e que vá à sanção presidencial. Espera, apenas, ser menos atrapalhado que o colega tucano Samuel Moreira o foi na Câmara pelo governo e a balbúrdia política que o cerca.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:





(88) 9 9972-8605

Publicidade Lateral







JORNAL DA OPÇÃO com Tadeu Pires
Peça sua Música

  • Elizangelo
    Cidade: Pedra Branca
    Música: advogado fiel
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
Estatísticas
Visitas: 536373 Usuários Online: 115


Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:







Copyright (c) 2024 - Rádio Fm Opção - Todos os direitos reservados