(Foto: REPRODUÇÃO)
O vaqueiro José Pereira da Costa, conhecido como Zé do Valério, foi transferido de Fortaleza para uma unidade prisional em Itaitinga, na Região Metropolitana da capital, na sexta-feira, 12. Ele é suspeito de estuprar e matar a universitária Danielle Oliveira, 20 anos, em Pedra Branca, no interior do Ceará, em abril deste ano.
de mata de cidades nordestinas. A Polícia não informou sobre para qual dos presídios de Itaitinga o suspeito foi transferido por questão de segurança.
A universitária Danielle Oliveira, de 20 anos, foi encontrada em um sítio vizinho ao da sua família, na localidade de São Gonçalo, despida e com ferimento no olho esquerdo, em 25 de abril. Ela desapareceu na noite do dia 24. O suspeito havia trabalhado no sítio da família, onde a universitária estava antes de sumir, prestando serviços como vaqueiro e amansando animais. José Pereira da Costa tem prisão decretada pelo crime.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública, Zé do Valério estava escondido em uma região de mata. Policiais da Força Tática e do serviço reservado da região de Crateús efetuaram a prisão, com apoio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
Ainda segundo a polícia, Zé do Valério sobrevivia em mata por meio de caça. Durante a perseguição, em 21 de junho, ele chegou a trocar tiro com os policiais e fugiu. Os agentes de segurança apreenderam panelas e o material que ele usava para preparar comida.
Zé do Valério é vaqueiro e conhecedor das regiões de mata do Nordeste, o que facilitava a fuga dele, conforme os policiais.
Durante os dois meses de fuga, ele foi perseguido pelas cidades de Pedra Branca, onde o crime ocorreu, Independência, Crateús, Senador Pompeu e Buriti dos Montes, onde ele foi preso no Piauí.
Detalhe
A Polícia só conseguiu prender Valério com a ajuda de um vaqueiro da localidade de Jatobá Medonho, identificado por João Elias, que conseguiu deter o criminoso.
O homem ganhou a confiança de Zé do Valério mesmo temendo a própria vida em virtude do assassino ainda estar armado. João se aproximou de Zé do Valério com uma faca e rendeu-lhe tomando o revolver do assassino que continha 6 balas intactas. Feito isso, questionou Valério que alegava estar vindo de um roçado. Neste momento, João Elias viu a oportunidade da Polícia capturar o assassino e acionou as autoridades que de pronto chegaram na região.
SERT NEWS