Peixe morto, retirado das margens do Açude do Povo. (Foto: Reprodução)
AÇUDE DO POVO "PEDE SOCORRO".
Chuvas intensas, em toda região, já vêm prenchendo rios e açudes de muitas localidades.
Pedra Branca, na região do Sertão Central cearense, tem sido banhada, desde o último final de semana, por boas chuvas, fazendo muitos reservatórios pegarem boas cargas de água.
Amplamente conhecido por ter sido o primeiro açude a abastecer a cidade de Pedra Branca, o açude do povo, como é chamado, tem sua trajetória marcada, tanto pela sua importância na história da cidade, quanto pelo seu completo abandono após anos servindo a população.
Em vídeos enviados à FM Opção, populares externam o sentimento de tristeza ao ver a natureza agonizando. Ainda relatam o mal cheiro que vêm incomodando os residentes do entorno.
No vídeo, é possível acompanhar o popular Açude do Povo "sangrando", na manhã desta quarta-feira (15).
Porém, o que seria uma boa notícia aos ouvidos de qualquer um, aos olhos de quem vê é, na verdade, uma situação bastante desagradável de acompanhar.
O açude, está completamente coberto por uma vegetação, conhecida popularmente como Pasta D'água, ou ainda Alface D'água, que mesmo sendo comum, sua grande quantidade causa desequilíbrio na vida aquática alí presente. Além der ser tóxica, se ingerida, a planta ainda prejudica a oxigenação da água, fazendo com que os peixes morram sufocados.
A população pede aos órgãos competentes do poder público, para que haja uma avaliação do cenário e estudem possíveis resoluções para o caso.
Seguiremos acompanhado e repassando qualquer nova informação.
Opção Pedra Branca FM 87,9