(Foto: Correio News)
No local conhecido por Tabuleiro da Peruca, havia uma pedra que chamava a atenção pela sua tonalidade clara, forma e dimensões peculiares. Na primeira metade do século XIX, vaqueiros e viajantes das redondezas passaram a tomá-la como ponto de referência para seus encontros previamente combinados, ou não. Estes encontros em época remota, reunindo grupos relativamente pequenos, explicam a origem do nome do Município de Pedra Branca.
Na região situada em torno do marco, representado pela pedra alva, foi fundado um povoado que rapidamente evoluiu em termos populacionais a partir da construção da capela de São Sebastião.
A emancipação político-administrativa de Pedra Branca aconteceu em 9 de agosto de 1871. Portanto, Pedra Branca este ano completará 149 anos. A paróquia local, cujo padroeiro é São Sebastião, foi criada no dia 23 de agosto de 1873, sendo nomeado seu primeiro vigário o Padre João do Nascimento e Sá.
Celebrando importante data, na tarde desta segunda-feira, 03, no Paço da Prefeitura Municipal, aconteceu a abertura oficial da semana do município. A solenidade contou com a presença do Sr. prefeito Municipal, José Gilberto Júnior, o Presidente da Câmara, Dr. Rodolfo Magalhães e o Chefe de Gabinete, Sr. José Gilberto Sousa. Na ocasião aconteceu a apresentação cultural da Banda Municipal Padre Geraldo Dantas.
Embora vivendo o período de pandemia, as comemorações da Semana do Município já iniciaram e para homenagear a cidade e oferecer lazer e cultura, ao longo da semana, a administração municipal realizará programação cívica, religiosa e cultural, através de vídeos e lives (transmissão pela internet), que prometem movimentar e entreter os Pedrabranquenses.
Fonte:correionews