(Foto: Rádio Fm Opção)
No local coecido por Tabuleiro da Peruca - havia uma pedra que chamava a atenção pela sua tonalidade clara, forma e dimensões peculiares. Na primeira metade do século XIX - vaqueiros e viajantes das redondezas - passaram a tomá-la como ponto de referência para seus encontros previamente combinados, ou não. Estes encontros em época remota, reunindo grupos relativamente pequenos, explicam a origem do nome do município de Pedra Branca.
Na região situada em torno do marco - representado pela pedra alva - foi fundado um povoado que rapidamente evoluiu em termos populacionais a partir da construção da capela de São Sebastião. No dia 20 de outubro de 1854 - como decorrência da Lei de Nº 883 - o povoado que já se mostrava devoto ao mesmo padroeiro do Rio de Janeiro, foi elevado à condição de distrito do município de Mombaça.
No dia 9 de agosto de 1871 a Lei de Nº 1.407, define a criação de novo município com sede no território onde estava situado o povoado de Pedra Branca que a partir daquela data passa a ser qualificado como vila.
Em 1931, entretanto, o Decreto Nº 193, de 20 de maio, declara extinto o município de Pedra Branca que por meio de um segundo decreto passa a figurar como distrito de Senador Pompeu.
A divergência envolvendo o território pedrabranquense é finalmente dirimida no dia 3 de maio de 1935 (por meio do Decreto de Nº 1540) que restaura, em definitivo, a autonomia política-administrativa de Pedra Branca. A emancipação municipal pedrabranquense é celebrada com base em 9 de agosto de 1871. Portanto, Pedra Branca este ano, completará 148anos de emancipada. A paróquia local, cujo padroeiro é São Sebastião, foi criada no dia 23 de agosto de 1873, sendo nomeado seu primeiro vigário o Padre João do Nascimento e Sá.
Pedra Branca possui uma área territorial de 1.303,287 Km², com densidade demográfica (hab/km²) 32,14, o bioma é a Caatinga, congrega três distritos em seu território: Mineirolândia, Santa Cruz do Banabuiú (Cruzeta), Troia e Capitão Mor. Sua sede está localizada na Serra de Santa Rita, a 500,69 metros de altitude em relação ao nível do mar. Pedra Branca está situada a 261,6 km de Fortaleza.
Em 1871, o distrito de Pedra Branca, se emancipa do município de Maria Pereira (atual Mombaça). Em 1931, Pedra Branca foi rebaixada, de município a simples povoado, no município de Senador Pompeu. Em 1933, se torna distrito novamente. Em 1935, é novamente elevado à categoria de vila, com dois distritos (Pedra Branca e Troia). Em 1951 o povoado de Mineirolândia também se torna distrito de Pedra Branca. Em 1953 o povoado Riachão se torna distrito sob o nome de Riachão do Banabuiú. Em 1963 Mineirolândia se torna município, mas em 1965 volta a ser distrito, pois o mesmo não pôde ser instalado. Em 1990, o distrito Riachão do Banabuiú muda seu nome para Santa Cruz do Banabuiú.
Atualmente Pedra Branca tem 5 distritos:
- Pedra Branca (distrito-sede)
- Troia
- Santa Cruz do Banabuiú (Cruzeta)
- Capitão Mor
- Mineirolândia
OPÇÃO FM