PRIMEIRA SUPERLUA DO ANO OCORRE NESTA SEGUNDA-FEIRA (3) (Foto: Reprodução)
O mês de julho acaba de começar e já trás um dos eventos astronômicos mais aguardados: a primeira "superlua" do ano.
Nesta segunda-feira (3), a Lua cheia pode parecer ainda maior e mais brilhante no nosso céu, pois estará mais próxima da Terra. É um ótimo momento para observar nosso satélite natural.
Até setembro, teremos uma sequência de quatro superluas — uma delas "azul" (a segunda em um mesmo mês), no final de agosto.
Como observar?
Na segunda-feira, a Lua nascerá assim que o dia escurecer, pouco antes das 18h.
É muito simples observar. Basta olhar para a direção leste, ou seja, o lado oposto em que o Sol estiver se pondo. Aliás, quem tiver uma vista desobstruída, conseguirá observar os dois fenômenos simultaneamente.
Quando estiver mais alta no céu, ela continuará igualmente ou até mais brilhante — mas nos parecerá menor e bem branca, apenas com o pano de fundo das estrelas. A lua ficará visível até o dia amanhecer, percorrendo o céu de leste a oeste.
Não é preciso qualquer instrumento para observar. Mas quem tiver um binóculo, telescópio ou câmera com zoom, pode enxergar mais detalhes, como as crateras da superfície lunar, e fazer belos registros.
Além da segunda-feira, tente observar a Lua no domingo (2) e na terça-feira (4), quando ela também estará super iluminada.
O horário exato em que ela nasce em sua cidade pode ser consultado em apps de observação astronômica, como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView.
Portal Sert News - ASTRONOMIA