Falta de energia por 48 horas prejudica moradores de Fortaleza e Região Metropolitana. (Foto: Rádio Fm Opção)
Moradores de Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana reclamaram da falta de energia elétrica, que começou no último sábado (10). O problema, que ultrapassou 48 horas, começou com forte chuva que atingiu a capital e outras cidades. Fortaleza, inclusive, teve a segunda maior chuva dos últimos 50 anos.
O advogado Mauro Sales mora em um condomínio no bairro Aldeota, em Fortaleza. Ele teve de sair de casa, levando os itens que estavam na geladeira, para não estragar. “Sem energia, fica difícil. Nós temos energia do gerador que dá para os elevadores, mas os apartamentos estão totalmente sem energia. Infelizmente, um transtorno dessa magnitude para todo mundo”, lamentou.
Maria Creuza, aposentada, mora no mesmo condomínio, e reforçou os problemas causados pela falta de energia. “O material todo se estragando; a gente na base da vela. Até para recarregar o celular, que é de suma importância, tem de ser aqui com o pessoal da portaria; contando com o pequeno gerador, que já não dá mais conta do recado”, reforçou.
Eles estão sem energia desde sábado, e uma equipe da Enel Ceará, fornecedora de energia no estado, foi ao local neste domingo à noite. Os trabalhadores informaram que o problema estava na fiação interna do condomínio, conforme os próprios moradores.
Com isto, o condomínio contratou uma empresa para resolver o serviço. Por sua vez, os funcionários dessa empresa particular alegaram que o problema está em um transformador que faz parte da rede pública de eletricidade.
Moradores do bairro Antônio Bezerra, ainda em Fortaleza, também reclamaram. “A minha mãe está desde ontem [domingo] à noite sem tomar insulina porque não tinha como colocar aqui, que está sem energia”, disse Jamille Correira, costureira.
“Sábado teve aniversário do meu netinho, e a gente teve de fazer no escuro”, lamentou a costureira.
A Enel disse que foram constatados problemas de responsabilidade dos próprios condomínios, e que o fornecimento de energia da companhia já foi normalizado.
Já no Eusébio, na Região Metropolitana, os moradores também sofreram sem energia elétrica. “É constante a queda de energia, todo dia. Estamos há mais de dois meses assim”, reclamou Clécia Matos, dona de casa.
A Enel disse que trabalhadores foram ao local para tentar normalizar o serviço.
Por fim, a companhia informou que restabeleceu a energia para mais de 95% dos clientes da cidade de Fortaleza, Região Metropolitana e interior que foram impactados pelas fortes chuvas do último final de semana.
fonte: G1