A variante coloca o Brasil como um dos países mais temidos em relação à disseminação da Covid-19 e formação de novas cepas (Foto: Warley de Andrade/TV Brasil)
O Ceará tem pelo menos 28 pacientes de Covid-19 que foram infectados pela variante brasileira P1 do coronavírus. Outros 540 estão sendo monitorados com suspeita de infecção pelas novas variantes do vírus. As informações são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e contabilizam resultados de sequenciamento genômico obtidos até 31 de março.
Entre os 540 casos suspeitos, 271 são do sexo masculino e 269 do sexo feminino. Os exames são analisados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Amazonas, por meio de sequenciamento total.
Apesar da identificação da variante de preocupação (VOC) P1 circulando no Estado, a vigilância epidemiológica das novas variantes continua sendo realizada com objetivo de identificar outras cepas que já circulam no Brasil.
No Brasil
Segundo boletim mais recente do Ministério da Saúde, com dados até 27 de fevereiro deste ano, pelo menos 20 estados além do Ceará apresentam circulação da variante P1. São eles: Alagoas (2); Amazonas (60); Bahia (11); Espírito Santo (3); Goiás (20); Maranhão (1); Minas Gerais (7); Pará (11); Paraíba (69); Paraná (20); Piauí (1); Rio de Janeiro (9); Rio Grande do Norte (15); Rio Grande do Sul (9); Roraima (7); Santa Catarina (8); São Paulo (41); Sergipe (1) e Tocantins (1).