Segundo informações da Defesa Civil, a obra de contenção funcionava como um segundo sangradouro e o açude Granjeiro ainda acumula elevado volume de água, mas não soube informar a quantidade.
De acordo com a assessoria da prefeitura de Ubajara, o grande volume de água que atingiu o balneário foi devido ao rompimento da ensecadeira, que consiste em uma parede auxiliar utilizada para a contenção da água durante a obra de contenção da parede principal e que, por risco de enchente devido às chuvas, as populações ribeirinhas fiquem em alerta para em caso de urgência saiam imediatamente das áreas de risco.
No ano passado, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) colocou 12 mil sacos de areia e abriu 60 m do sangradouro, segundo o técnico da Defesa Civil do Estado, Wilson Maranhão.
A gente se preocupa porque é um açude que fica em Ibiapina, mas o sangradouro está em Ubajara, e se romper a água vem para Ubajara, chega aos açudes Boi Morto e Jaburu com risco de ocorrer um problema de maior dimensão, pontuou.
Fonte:cearaagora