(Foto: DEIVYSON TEIXEIRA, em 11/07/2011)
Relatório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) indica que 16 dos 30 trechos de praia do litoral de Fortaleza estão próprios para banho. Três deles na zona oeste, região que costumeiramente se mostra quase toda imprópria.
Os trechos próprios para banho na zona oeste da Cidade são: entre a avenida Alberto Nepomuceno e a rua Padre Mororó, contemplando a área onde se localiza o hotel Marina Park e a praia da Leste-Oeste; entre a rua Padre Mororó e a avenida Philomeno Gomes; e entre essa mesma avenida e a rua Jacinto Matos, compreendendo a praia do Pirambu.
Também estão adequados os postos entre o Monumento ao Jangadeiro e a Praia dos Botes, no Mucuripe; entre a Volta da Jurema e a foz do rio Maceió; entre a Volta da Jurema e o espigão da avenida Desembargador Moreira; entre o espigão da avenida Rui Barbosa e a rua José Vilar; entre o espigão da Rui Barbosa e o espigão da rua João Cordeiro; e da João Cordeiro até a obra do Aquário, na altura da Ponte dos Ingleses.
Na zona leste, que compreende a Praia do Futuro, os únicos trechos impróprios são entre os postos 6 e 8 dos Bombeiros, do posto 8 até foz do Rio Cocó e no Farol.
O exame da balneabilidade das praias da Capital é feito semanalmente, de acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As amostras de água são colhidas às segundas-feiras e, nelas, se observa a quantidade de coliformes presentes. Se essa quantidade estiver acima de 2,5 mil, a praia é considerada imprópria. Abaixo disso, própria. Contudo, são observadas, também, ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista, como a presença de resíduos sólidos ou animais no entorno da área de banho.
Serviço
O boletim semanal de balneabilidade das praias de Fortaleza está disponível no site da Semace ou por meio do aplicativo que pode ser baixado gratuitamente das lojas virtuais.