Brasil
Publicada em 04/06/19 às 08:36h - 190 visualizações
O Sebrae e a potência dos pequenos negócios

Rádio Fm Opção

 (Foto: Rádio Fm Opção)

Mesmo com o dia a dia nacional tomado por sobressaltos, dificuldades, incertezas e confusão, os pequenos negócios continuam a ser fundamentais para a economia brasileira. Evidência disto estão nos resultados do último estudo do Sebrae, baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. As micro e pequenas empresas (MPE) criaram 93,7 mil postos de trabalho formais, em abril deste ano, que significam 72,3% do total dos 129,6 mil empregos gerados no País neste mês. Quantidade quase três vezes maior ao criado pelas médias e grandes empresas.

Liderou esta geração de empregos das MPEs, no mês de abril, o setor de Serviços com mais de 55 mil vagas criadas. Depois, aparecem os pequenos negócios da Construção Civil (15.124), seguidos pelo Comércio (10.680), Indústria (6.091) e Agronegócio (5.845).

Se ampliarmos esta análise dos dados Caged para o período de janeiro a abril de 2019 constatamos que os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de cerca de 300 mil novos postos de trabalho. Enquanto as médias e grandes empresas contribuíram com aproximadamente 20 mil novas vagas. Isto é menos de 7% da quantidade gerada pelas MPEs no quadrimestre.

Considerando apenas o estado do Ceará, verifica-se que, no mês de abril de 2019, as MPE’s cearenses produziram um saldo líquido de 2.040 novos empregos. Ao passo que as médias e grandes empresas contribuíram com apenas 76. Da mesma forma ocorrida no cenário nacional, a primazia pela geração de empregos nas MPE’s, em abril, pertenceu ao setor de Serviços (1.412).

Ponderando estes números no contexto econômico, a magnitude das micro e pequenas empresas na criação de empregos é nítida. Todavia, esta potência é desconsiderada nas políticas econômicas do País. Desde os anos 1950, nunca fez parte de qualquer estratégia nacional de desenvolvimento. Portanto, existe um débito imenso quanto à agenda dos pequenos negócios precisando de quitação. Saldá-lo significa mais emprego e renda, consequentemente, menos desigualdade social.

blogdoeliomar




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:





(88) 9 9972-8605

Publicidade Lateral









Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Elizangelo
    Cidade: Pedra Branca
    Música: advogado fiel
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
  • Ernandes
    Cidade: Pedra.Branca
    Música: Foinhasenca
Estatísticas
Visitas: 540912 Usuários Online: 180


Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:







Copyright (c) 2024 - Rádio Fm Opção - Todos os direitos reservados